sexta-feira, 7 de março de 2008

Difícil Vida

Nós estamos sempre à espera do fim do mês, só se vive durante uma semana no máximo duas,
as semanas seguinte sobrevive-se. Vamos propor que os vencimentos sejam pagos à semana assim a vida torna-se mais fácil e o consumo desfasado.
Vamos lutar contra uma pobreza disfarçada, hoje existem muitas famílias que têm um bom apartamento ou moradia, um carro e filhos nas escolas mas passam fome. Com a subida dos juros, dos alimentos, dos transportes e bens de primeira necessidade, e com os ordenados e carreiras congelados as famílias não podem comer um bife, legumes frescos, fruta ou peixe como apregoam os médicos e nutricionistas, as famílias comem calorias e gorduras saturadas para não sentir a fome, mas ela existe, fome de uma boa alimentação cuidada e saudável, rica em vitaminas, proteínas e fibras naturais, é por isso que se fala que os pobres são gordos e têm diabetes. Se os trabalhadores tivessem tempo e dinheiro para comer não contraiam a diabetes ou a obesidade. Mas os pensadores dos ricos (mais conhecidos por comentadores) dizem logo porque não vendem a casa e os carros?. Não podemos vender as casa e os carros, para já não há compradores no mercado para tantas casas, se o fizessem teriam que vender abaixo do preço de mercado e ficariam mais pobres, era-lhes roubado uma boa parte ou se não todas as mais valias resultantes da venda do imóvel. Mais uma vez os ricos ficam mais ricos com o dinheiro dos pobres e da extinta classe média e ainda por sua vez alugam as casas aos mesmos, só que em vez de uma família por T2/T3 são duas ou três.
Vamos vencer esta luta com a contenção de custos, evite os empréstimos à banca e ao crédito, os juros são altíssimos (não se tem não se compra), negocie o seu empréstimo à habitação, se vai comprar casa compre em cooperativas, ou faça você mesmo uma com os seus colegas e amigos, é metade por metade, peça ajuda ao INH, use se possível os transportes públicos, ande a pé, use a bicicleta, uma scooter, não tenha vergonha, use o carro em último caso, são soluções que estão na moda. Na alimentação procure os melhores preços, faça compras pelo menos 2 vezes por semana, vai encontrar produtos necessários em promoção, estude os folhetos, compre só o necessário e faça uma lista em casa, em vez de comprar um pacote de bolachas ou chocolates mesmo que seja barato, compre fruta, se os legumes frescos estiverem a preços inflacionados procure congelados, faça o mesmo com o peixe, tenha sempre sopa em casa, com a carne procure os frangos, peru, mais um aviso, mais vale um bife de vaca do que dois de porco, compre as marcas brancas, o pão faça em casa é fácil e barato e de boa qualidade, use farinhas de trigo e centeio. Se tem que almoçar fora, procure pratos baratos; sopa, saladas, meias doses, divida a refeição com um colega, se poder leve de casa, faça o lanche para os seus filhos, evite que eles comam nas escolas e pastelarias. Se tiver um terreno cultive nele os seus alimentos.
Em casa tome banho em duche de 3/4 minutos, na casa de banho que esteja mais perto do esquentador (poupa àgua e gás), nas noites de Inverno, para poupar no aquecimento ponha os seus filhos a dormir no seu quarto, no Verão para evitar ligar o ar condicionado/ventoinhas, divide um familiar por divisão vai ver que não vai sentir tanto calor, poupe na luz, faça você mesmo o seu condomínio (limpeza e manutenção) com a ajuda dos vizinhos vai ver o que poupa.
Compre a roupa, móveis, electrodomésticos sempre nos saldos, vá comprando durante o ano as prendas de Natal e de aniversário. Façam férias, poucas mas boas, se sair, tente aproveitar da melhor forma, procure fazer campismo ou procure pousadas da juventude, as restantes férias fique em casa, aproveite, vá ao cinema, procure na sua cidade ou arredores agendas culturais, no Verão as Câmaras Municipais têm sempre eventos, feiras e romarias, são divertidas.
A vida é difícil mas nós vamos conseguir vencer esta luta, procure ajuda entre os familiares e amigos mais próximos peça conselhos antes de fazer negócios.

Sem comentários: